Aniversáriantes dos Meses de Dezembro e Janeiro

O Treinamento e Desenvolvimento (T&D) ajuda na qualificação de profissionais. Além disso, é uma excelente ferramenta para motivar, engajar e reter talentos, já que incentiva os colaboradores a se desenvolverem e alcançarem seu potencial.

 

Qualificar e preparar as pessoas para os desafios internos é uma vantagem dentro de um mercado tão competitivo. E uma das formas mais eficientes de se alcançar o alto desempenho é por meio de treinamento e desenvolvimento.

Entretanto, quando mal planejados ou executados por pessoas despreparadas, podem não gerar os resultados esperados ou até mesmo acarretar um custo altíssimo para as empresas.

Por isso, confira neste post tudo sobre treinamento e desenvolvimento, suas diferenças, seus tipos, como funciona e algumas dicas para colocar em prática na sua organização!

Neste artigo você encontra:

  • O que é treinamento e desenvolvimento?
  • Qual é a diferença entre treinamento e desenvolvimento?
  • Objetivos do treinamento e desenvolvimento
  • Tipos de treinamento e desenvolvimento nas empresas
  •  Os maiores problemas dos treinamentos nas empresas
  • Como colocar em prática seu planejamento de treinamento e desenvolvimento
  • Como funciona a T&D entre níveis hierárquicos?

O que é treinamento e desenvolvimento? 

Os conceitos de treinamento e desenvolvimento são bem semelhantes e complementares, já que ambos são um conjunto de práticas e ações planejadas que capacitam as pessoas colaboradoras no curto ao longo prazo.

O T&D acontece pelo fato de que, mesmo com os estudos acadêmicos, ainda é necessário preparar os profissionais para exercerem suas funções atuais ou para novas posições, independentemente do plano de carreira escolhido.

Isso acontece porque cada empresa possui uma necessidade específica, assim como as pessoas. E os treinamentos contribuem no desenvolvimento das competências dos colaboradores.

Desse modo, é possível crescer na organização por meio de promoções ou mudanças de cargos e gerar resultados cada vez mais positivos, alinhados com os objetivos e a cultura da organização.